RESENHA HISTÓRICA DA EXTINTA FREGUESIA DE GAMIL:
Com um topónimo com várias possibilidades de derivação, sendo que para uns advém do genitivo dos nomes góticos Galamirus ou Ganamirus, para outros é fruto da corrupção do termo árabe Gomia (arma de arremesso) e, ainda, possivelmente derivativo de gamo (animal), Gamil vinha nas inquirições de D. Afonso II, como De Sancto Johanne de Guaamir de Couto de Várzea. Estávamos em 1220, precisamente no ano em que as tropas leonesas aqui estacionavam e reuniam fileiras, antes de abrirem hostilidades contra os portugueses e, apesar de naquele documento vir esta freguesia nas Terras de Faria, já no censo da população de 1527 vinha a freguesia de Gusmill no Julgado de Penafiel.
Tendo sido também Vigararia do Convento de Vale de Pereira do concelho de Ponte de Lima, Gamil foi ainda antes abadia, só que o seu último abade a deu àquelas freiras por elas ali terem admitido duas filhas bastardas.
Terra de agradáveis espaços e gentes afáveis que viu crescer no seu seio homens ilustres que aqui plantaram belas casas e contribuíram para a construção de uma típica monumentalidade que é testemunho vivo de outras eras, Gamil tem uma bonita igreja paroquial, construída entre o século XVII e o século XVIII, assim como uma pitoresca capela pública, apelidada de Santa Cruz do Penouço em virtude de também neste solo se ter dado, em meados do século XIX, um alegado aparecimento de mais uma cruz milagrosa, a qual justificava, todos os anos uma festa e romaria importante.
Ainda dentro dos limites desta bela freguesia, que no princípio deste século contava com cerca de três centenas de habitantes, existiu a importante Carreira do Tiro de Barcelos onde se costumavam dar as instruções de tiro aos soldados do Concelho.
HERÁLDICA DA EXTINTA FREGUESIA DE GAMIL:
BRASÃO: escudo de azul, lábaro de prata carregado com cruz firmada de vermelho, pendente de haste crucífera de ouro, posta em pala, entre dois gamos empinados de ouro, o da dextra volvido. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "GAMIL".
BANDEIRA: Branca. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.