Concretizou-se a pavimentação, em cubo de granito, de mais um importante troço da Rua do Monte do Maio, designadamente, da parte com maior declive e, portanto, mais suscetÃvel de ficar intransitável com as chuvas de Inverno.
A empreitada global incluiu a criação de uma rede de águas pluviais (colocação de tubos, caixas colectoras e sarjetas), bem como, a posterior regularização e pavimentação em paralelo de granito.
A opção pelo paralelo, neste caso, teve que ver com o facto de este tipo de pavimento ser mais resistente em zonas de maiores escorrências de águas, e em zonas, como é o caso, de passagem de máquinas agrÃcola e outras, bem como em artérias que integram inclinações muito acentuadas.
O valor de investimento na empreitada global ultrapassou os 10 000€, sendo estes suportados na sua totalidade pelo do orçamento direto da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Gamil e Midões.
Trata-se de uma das situações reportadas, pela Junta de Freguesia, ao MunicÃpio de Barcelos, aquando da intempérie de 21 de Outubro de 2013, para efeitos de elegibilidade no âmbito do empréstimo contraÃdo pela Câmara Municipal, para resolver as situações mais calamitosas e mais urgentes. Contudo, dada a urgência da intervenção, pela aproximação de um novo Inverno, a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Gamil e Midões decidiu, a expensas próprias, avançar imediatamente com a mesma, uma vez que, as condições de circulação para os moradores do local se vinham tornando verdadeira e absolutamente insuportáveis.
Passo a passo, obra a obra, investimento a investimento estamos a cuidar de Gamil e Midões!